PRINCIPAL


FALE CONOSCO


ASSINE JONFRA EM NOTÍCIAS


ENVIE SUA SUGESTÃO DE REPORTAGEM


INDIQUE A AMIGOS



SITE JONFRA

Tecnologia

GPRS. A nova tecnologia celular para automação

Começaram a chegar ao mercado em 2005 as primeiras soluções realmente consistentes de transmissão de dados de sistemas de automação e controle de processos por meio da rede de telefonia celular. A novidade vem sendo, desde o início, turbinada pela Atos Automação. Uma das soluções da Atos no setor, apresentada no segundo semestre do ano, é o modem Atos GTD700. O produto conecta equipamentos de automação industrial utilizando a rede de telefonia celular GSM e a internet. Com ele, pode-se monitorar à distância equipamentos que utilizam o padrão OPC e até mesmo controlar CLPs.
Assim como outras soluções baseadas no mesmo princípio, a exemplo do Atos 2490.00, estes novos equipamentos podem usar a rede de telefonia de operadoras como Oi, Tim, Claro e Telemig Celular, entre outras. O grande segredo desta nova tecnologia é a utilização do protocolo
GPRS (General Packet Radio Service) para GSM (Global System for Mobile Communication).

Trata-se de um sistema de transmissão e recepção de informações através de redes de telefonia celular. Na verdade, o GPRS é uma suplementação aos serviços de mensagens curtas (SMS, ou Short Message Service) e de chaveamento de dados (Circuit Switched Data). Através do GPRS o usuário tem tráfego de pacotes de dados wireless, de baixo custo e alta velocidade. As informações são quebradas em pequenos pacotes de bytes, indexados e enviados para a rede celular, equipada com nodos especiais para suportá-los. Quando recebidos, os pacotes são logicamente reagrupados.

Os custos de uso são baixos já que os recursos GPRS só são usados quando o usuário está enviando ou recebendo informações. Ou seja, não há frequências usadas de forma dedicada. As frequências são partilhadas entre diversos usuários que, em princípio, podem se utilizar de uma mesma banda de passagem por um único celular. Isso leva os custos de tráfego a valores bastante competitivos.

Confira algumas das vantagens do uso de algumas destas novas soluções em projetos de automação:

Modem Atos 2490.00

  • Acesso através de porta serial RS232 ou RS485
  • Parâmetros de configuração (IP, porta, número telefônico etc) programados no CLP
  • Conexão GPRS inicializada através de comando no CLP
  • Gerenciamento automático da conexão com o Server GPRS após autenticação na operadora
  • Manutenção de fluxo bi-direcional de dados assíncronos através de protocolo usado na comunicação Peer-to-Peer
  • Envio de diagnóstico da conexão ao CLP (nível de sinal, ausência de serviço da operadora etc)
  • Envio e recebimento de SMS de ou para o CLP

Server Atos GPRS

  • Resolução do IP dinâmico e inválido atribuído aos modems pelas operadoras GSM
  • Transporte de mensagens assíncronas entre os Peers-CLPs e os Peers-Supervisórios em ambos os sentidos
  • Autenticação para liberação de acesso a contas, Peers e grupo de CLPs por Peer (rede de CLPs conectados a um único Modem)
  • Gerenciamento de tráfego, latência, volume de dados etc

Interface com softwares supervisórios

  • A interface com supervisórios do mercado (Elipse, Fix, Citect, Wizcon e outros) é feita através de um componente de sistemas (módulo de software) que abstrai a infraestrutura do Server GPRS para utilização com variáveis do supervisório.

Jonfra em Notícias é uma publicação da JONFRA AUTOMAÇÃO - Fone 19.3879-8800 - Www.jonfra.com.br.